Saiba como identificar uma peça de carro falsa

Você não precisa ser um especialista em mecânica para identificar as falsificações. Com um pouco mais de atenção e cuidado, você garantirá a melhor compra e serviço para seu veículo.

São inúmeros os problemas que podem ser causados por peças falsas. Esses problemas podem gerar grandes prejuízos. Peças desse tipo alteram a durabilidade e a segurança do seu veículo.

NOTA FISCAL

Além de você possuir o direito de reclamação, até mesmo na justiça, contra alguma peça que você comprou, a nota fiscal será sempre a principal garantia da originalidade de uma peça.

CERTIFICAÇÃO

Existem duas instituições que certificam peças nacionais e importadas no Brasil, são elas:

– Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária);

– IQA (Instituto de Qualidade Automotiva).

Esses dois institutos realizam testes necessários que verificam a procedência e qualidade das peças automotivas. As informações devem estar nas embalagens. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com eles para mais informações em relação a sua compra.

PREÇO MUITO BAIXO

Desconfie de preços 20% abaixo do mercado. Peças originais possuem valores tabelados. As revendas possuem liberdade de praticarem preços com até 20% de diferença. Preços abaixo disso pode ser uma indicação de peça falsificada.

EMBALAGEM

Atualmente, a grande maioria das embalagens de peças automotivas vem com o dispositivo QR Code para que você possa verificar as informações sobre o produto online, utilizando o seu smartphone. Se a embalagem não tiver esse componente, desconfie. Verifique o estado da embalagem, veja se ela não foi violada e procure comparar as informações constantes nela com as que estão na peça.

NÚMERO DE SÉRIE NA INTERNET

Os números de série são impressos em sequencia, durante a fabricação da peça, na linha de montagem. Cada peça possui um número de serie próprio e exclusivo. Comparando uma com as outras, você consegue verificar a legitimidade do produto, pois peças falsas não possuem essa sequencia.

Utilize a Internet e digite o número de série da peça para tentar obter informações no site da fabricante. Se tiver muita dificuldade para encontrar, é sinal de falsificação.

Compartilhe esse conteúdo!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email